diferenças entre razão social, nome fantasia e marca
Confiram quais as principais diferenças entre razão social, nome fantasia e marca
Alguns termos são muito utilizados na abertura do seu negócio, que embora parecidos, não significam a mesma coisa e tem aplicações e usos diferentes.
A Razão Social da sua empresa nada mais é que o nome que você utiliza para registrar a sua empresa na Junta Comercial do seu Estado. No caso de Mei’s, a sua Razão Social, por ser uma empresa do Tipo Jurídico Empresário Individual, obrigatoriamente será o seu nome completo seguido do seu CPF.
A Razão Social da sua empresa não necessariamente é o seu nome fantasia ou marca. Agora vocês irão entender o porquê!
Geralmente o nome Fantasia da sua empresa é aquele que será utilizado para identificação perante terceiros, qual você irá realizar todo o seu marketing e propaganda, assim, esse Nome Fantasia possivelmente será a sua marca, por este motivo, é importante você realizar a consulta no INPI de disponibilidade do uso dessa Marca que irá divulgar aos seus clientes, e se não houver ainda ninguém usando, você deve registrar este nome, para que futuramente ninguém conteste ou até mesmo registre essa marca na sua frente.
O registro da Razão Social e a menção do Nome Fantasia no seu cartão do CNPJ, não te protegem quanto ao uso desta marca! Para proteger a sua Marca de cópias e até mesmo para não cometer o equívoco de já usar uma marca registrada, é necessário a consulta junto ao INPI e posteriormente realizar o registro.
A identidade da sua empresa, é na sua Marca que você irá expressar e transmitir toda a sua mensagem referente aquele produto ou serviço para seu cliente. Registrar sua marca garante o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica, agregando valor a sua empresa e passando credibilidade ao seu cliente.
Fonte:
RegularizaWeb Soluções Empresariais por Rafael Leocadio
https://www.contabeis.com.br/noticias/