Saiba como consultar “valores esquecidos” via Banco Central
Plataforma do Banco Central requer cadastro para realizar consulta.
Para fazer a consulta, o interessado deverá realizar um cadastro e cumprir alguns requisitos antes de confirmar qualquer valor pendente.
Após a consulta, se houver alguma quantia a receber, será agendada uma data para reconhecer o valor e a transferência poderá ser solicitada a partir do dia 7 de março.
Para saber como realizar o cadastro, confira abaixo o passo a passo:
– Acesse o site do Gov.br ou baixe o aplicativo, disponível para Android e IOS;
– Realize o cadastro na plataforma: para fazer o cadastro será necessário seguir alguns passos, como reconhecimento facial, inserção de dados pessoais e criação de senha;
– No cadastro serão exibidos três níveis de segurança do Gov.br, que garante acesso diferente dependendo do seu nível. Dividido entre bronze, prata e ouro, apenas níveis superiores ao prata poderão resgatar os valores;
– Com o cadastro concluído, o novo site do Sistema Valores a Receber (SRV) já poderá ser acessado;
– Acesse a página do SRV e confirme sua identidade usando CPF ou CNPJ;
– Após o reconhecimento do documento, a plataforma consultará seus dados nas instituições financeiras e bancos e avisará se existem valores pendentes de resgate;
– Caso o retorno seja positivo, o sistema oferecerá uma data para voltar ao site, reconhecer os valores e então solicitar a transferência;
– Após o acesso, o sistema do BC poderá solicitar uma forma de envio do valor, como a chave Pix da pessoa;
– Se a data da solicitação da transferência for perdida, o BC confirmou que o cidadão poderá fazer um novo pedido no site, não havendo chance da perda do valor.
Fonte:
https://www.contabeis.com.br/noticias